Orientalist Lenormand
Deck #02
Sobre o tema, vários me rondam o gosto pessoal e um deles é tão marcante que resolvi unir o 'belo' ao 'aprazível' (rs): sou apaixonada pela cultura e arquitetura antigas da área do Mediterrâneo! Uma viagem dos sonhos para mim é ir da Turquia à Espanha, passando pela Egito, Líbia, Grécia, Itália, Argélia, Marrocos... E passear por todo aquele mar que, segundo conta o conto, a nau Argo e seus heróis um dia desbravaram!
​
Sou, portanto, fã do Orientalismo. Vale a distinção: o "Orientalismo", em sua tendência ortodoxa, foi uma das teorias criadas em meio as ciências humanas que maior êxito obtiveram em deturpar a mentalidade ocidental sobre o que seria o "oriente", tornando-o exótico, misterioso, problemático e perigoso. Este mesmo termo, entretanto, denomina uma leva de pintores e suas incríveis obras.
Já para a pintura, o "Orientalismo" é mais amplamente usado para se referir às obras de muitos artistas do século 19, que se especializaram em representar assuntos do "oriental". É neste sentido a que me refiro.
​
Foi um ato puro de (re)criação e... Recreação! (com o perdão do trocadilho, rss...) Achar as pinturas que se identificavam com as cartas do Baralho Petit Lenormand me levou numa busca incrível, um deleite aos meus olhos, uma elevação do que cada carta representava. As cartas estão numeradas de 01 a 36 e cada uma delas possui indicada a carta de baralho correspondente. Disponibilizei ainda a arte do verso das cartas. Clique nas imagens para ampliar e salvar.
​
- Boas leituras e bom estudo!