top of page

Ato de (re)criação!


Como já falamos antes a respeito dos oráculos, qualquer objeto, moeda, cartas, dentre outros, podem dar uma resposta (afirmativa ou negativa, e também outros tipos de respostas) desde que exista um padrão já determinado no sistema de leitura.


O ato de interpretar tais respostas e estabelecer sentido, passando adiante a mensagem, é possível por conta da interpretação dos símbolos contidos no oráculo consultado. A interpretação dada pelo oraculista vem através de intuições e também do entendimento do signo que se apresenta na hora do jogo. Vem daí o entendimento que, em se estudando a simbologia e os métodos de um oráculo, é possível interpretá-lo. ¹


A curiosidade humana é muito do que nos faz diferentes, e o interesse pelo oculto e pelo futuro existe desde os dias mais antigos... Oráculos famosos eram consultados por reis e plebeus, sem distinção. Porém, é preciso nunca esquecer da importância dos símbolos para nós até hoje. Como instrumento altamente imagético e simbólico, o oráculo 'fala' conosco através do que o psicanalista Carl Gustav Jung chamou de inconsciente coletivo, uma linguagem antiga e intuitiva por ser rica em entendimento intrínseco.


Por isso mesmo, além de poder ser utilizado como arte divinatória, um oráculo traz em si inúmeras possibilidades de amplitude de conhecimento e pode ser, facilmente, usado para uma jornada de melhoria e engrandecimento pessoal.


* Novas formas e visões

- Foto por Donnaleigh de la Rose -
Foto de Donnaleigh de la Rose, arquivo pessoal

Uma das várias formas de se lidar com um oráculo como aprimoramento pessoal é o ato de transpor os símbolos para outras esferas, principalmente para o cotidiano. Entender como um ou outro símbolo e o seu significado pode 'aparecer' no seu dia-a-dia aumenta a percepção e o conhecimento empírico sobre o mesmo, ampliando visões. Isso pode ser percebido, por exemplo, ao se 'vivenciar' os arquétipos e simbologias dos oráculos.


Outra forma muito interessante de lidar com os oráculos e sua simbologia é trazê-los para um meio que você domine e/ou conheça bem, como fez o amigo Emanuel J. Santos, já conhecido nosso do blog Conversas Cartomânticas, que traz um novo projeto: o Petit Lenormand em Ponto Cruz, que como ele mesmo define é "uma possibilidade de criação e aprendizado de cartomancia e bordado". Vale a pena acompanhar!


Para aqueles que lidam com oráculos, saber-se próximo - quase 'íntimo'! rs - do instrumento que se utiliza é algo fantástico. Temos praticamente um 'bate-papo' que flui como uma conversa entre amigos... E que tal trazer não só o significado, mas também o símbolo em si para um tema que você goste e criar um oráculo pessoal?! É possível utilizar um deck e customizá-lo, como mostra a figura acima, ou ainda proceder com a criação das cartas dentro do tema de sua escolha.


* Experiência pessoal


Sou cartomante e utilizo também como oráculo o Baralho Petit Lenormand. Em cima disso, fiz um deck personalizado, que eu chamei de "Orientalist Lenormand" (clique aqui para ver).


Umas das imagem que pesquisei para a carta 18, o 'Cão', em meu deck pessoal: pintura "The Negro Master of the Hounds", de Jean-Léon Gérôme
"The Negro Master of the Hounds", de Jean-Léon Gérôme

Sobre o tema que escolhi, vários me rondam o gosto pessoal e um deles é tão marcante que resolvi unir o 'belo' ao 'aprazível' (rs): sou apaixonada pela cultura e arquitetura antigas da área do Mediterrâneo! Uma viagem dos sonhos para mim é ir da Turquia à Espanha, passando pela Egito, Líbia, Grécia, Itália, Argélia, Marrocos... E passear por todo aquele mar que, segundo conta o conto, a nau Argo e seus heróis um dia desbravaram!


Sou, portanto, fã do Orientalismo. A imagem ao lado mostra umas das imagem que pesquisei para a carta 18, o 'Cão', em meu "lenormânico" deck: pintura "The Negro Master of the Hounds", de Jean-Léon Gérôme. Vale a distinção: o "Orientalismo", em sua tendência ortodoxa, foi uma das teorias criadas em meio as ciências humanas que maior êxito obtiveram em deturpar a mentalidade ocidental sobre o que seria o "oriente", tornando-o exótico, misterioso, problemático e perigoso. ²


Este mesmo termo, entretanto, denomina uma leva de pintores e suas incríveis obras. Para a pintura, o "Orientalismo" é mais amplamente usado para se referir às obras de muitos artistas do século 19, que se especializaram em representar assuntos do "oriental" ³. É neste último sentido a que me refiro.


Foi um ato puro de (re)criação e... Recreação! (com o perdão do trocadilho, rss...) Achar as pinturas que se identificavam com as cartas do Baralho Petit Lenormand me levou numa busca incrível, um deleite aos meus olhos, uma elevação do que cada carta representava.


Talvez você possa usar colagem para fazer suas imagens... Selecione algumas que lhe interessem e tente incorporá-las em seus desenhos. Se você achar que tem veia de artista, faça uma série de rascunhos das imagens primeiro, ou procure materiais diferentes para esculpir, imagine, se lance no inusitado! Desde que funcione para você, é válido: pense no que os arquétipos, no que o simbolismo significa para você pessoalmente. Você pode fazer isso para aprendizado, ou pode inclusive utilizar para a arte da divinação, tanto faz! O importante é que tenha a mente aberta para aprender de formas diferentes.


Pense nestas formas diferentes de lidar com o seu oráculo, tenho certeza de que será uma experiência gratificante. Para mim, foi uma experiência única, bastante divertida, e que eu recomendo!


1 Artigo "Oraculando", publicado também neste blog

2 Wikipedia; Orientalismo

3 Do site do artista E. Cury


Escrito originalmente em 16.04.13

© Todos os direitos reservados.

Imagem do WhatsApp de 2023-08-29 à(s) 15.34.png
NossoBlog.png
NossoBlog(2).png
bottom of page